O experimento do dia foi fazermos uma salada de frutas. Conversamos sobre a importância de consumirmos frutas e logo partimos para a preparação da salada. Pode-se notar que as crianças se divertiram, prestaram atenção e na hora do lanche se deliciaram com as frutas, até mesmo aquelas crianças que dizem não comê-las quiseram experimentar e aprovaram. Elas copiaram a receita em seus cadernos. Desenharam passo a passo da receita e escreveram o nome dos ingredientes utilizados para tal. Logo, expomos em um mural a letra da música “salada de frutas”, autor desconhecido, e foi proposto que os alunos procurassem e circulassem nesta música os nomes das frutas existentes. Fizeram também, uma lista em seus cadernos das frutas que haviam na letra da música e uma lista das que não haviam. Os alunos recortaram desenhos de frutas e colaram-nas ao lado de seus respectivos nomes. Desenvolveram com sucesso esta atividade, apenas levaram certo tempo para concretizá-la, associar a fruta ao nome. Em seguida, foi distribuído as crianças uma história referente ao tema possuindo apenas imagens para que eles inventassem e registrassem ao lado a escrita de acordo com o que estavam vendo, ou seja, teriam que usar a criatividade para produzir a sua história. Acredito ter sido um sucesso. Foram extremamente criativos, alguns escreveram de acordo com as imagens e outros foram além, escreveram mais do que estavam vendo. Fizeram questão de apresentar para a turma, lendo suas belas histórias. A turma no geral lê bem e em suas escritas possuem poucos erros ortográficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário