sexta-feira, 8 de junho de 2012

Oficina: “A existência do ar”


Esta foi a primeira oficina do ano de 2012. Assim como no ano passado, iniciamos com o tema “A existência do ar”. Por isso, para comprovar que o ar existe disponibilizei alguns materiais, como, balões, papelão, um balão cheio e um vazio suspensos um em cada ponta de um lápis amarrados por um fio central. Perguntei aos alunos o que achavam que poderíamos fazer com aqueles materiais, porque achavam que os levei para a sala de aula. As respostas foram as mais variadas: “fazer uma balança”, “furar balões”, “espetar lápis no papelão”. Resolvi dar uma dica: “é para fazermos um experimento”. Foi então que um aluno disse que poderíamos “fazer a experiência do ar”. Solicitei que alguns alunos realizassem tais experimentos e o resultado foi surpreendente, explicaram ao grande grupo os procedimentos e os resultados. Fizeram uma bela apresentação. Conversamos sobre a existência do ar, sobre sua importância, onde podemos notar sua presença e existência. A turma toda interagiu. Desenharam os experimentos realizados pelos colegas e alguns escreveram palavras e frases referentes aos mesmos. Fizeram belos desenhos e através deles pude notar que prestaram atenção e aprenderam. Cada aluno pode tirar uma fotografia de seus registros, orientei como utilizar a máquina fotográfica digital e como passar a foto para o computador. Pelas suas expressões demonstraram interesse pela atividade. Distribuí uma figura para cada criança, observaram onde poderíamos notar que o ar estava presente e após escreveram uma frase ou palavra a respeito. A partir dai pude notar mais claramente em que nível cada um se encontra. Fizemos um painel com seus trabalhos.
Montamos um quebra-cabeça de figuras e palavras relacionadas ao tema para que pudessem associar a escrita ao desenho. A maioria da turma realizou a atividade sem dificuldades, auxiliei os que precisavam de ajuda. Em seguida, lemos as palavras e as escrevemos no caderno. Fizemos uma atividade de completar as letras faltantes de acordo com as figuras. No geral a turma se saiu bem, não houve troca de letras, nem por letras de sons parecidos, escreveram exatamente como se lê. Fizemos um caça-palavras, onde circularam as palavras solicitadas. Algumas crianças pelo fato de ainda não conhecer todas as letras do alfabeto tiveram dificuldades. Cada aluno pode confeccionar o seu catavento e conversamos a respeito, “o que é um catavento?”, “para que serve?” diversas foram as respostas: “serve para brincar”, “para fazer vento”, “para produzir energia”. É muito interessante ouvir as crianças, elas são sábias, possuem ideias próprias, aprendemos muito e trocamos conhecimentos.
Lemos um poema referente ao tema estudado, “O ar (O vento)” de Vinícius de Moraes. Conversamos sobre ele, se gostaram, o que mais gostaram. Em seguida, escrevi no quadro algumas palavras para que as circulassem em seus poemas, para se familiarizar com as mesmas. Pelo fato de algumas crianças ainda não conhecer todas as letras ainda possuem dificuldades em certas atividades como esta. Logo um aluno por vez escreveu no quadro uma palavra a partir de uma das letras das palavras da atividade anterior. Demonstraram grande interesse, pois gostam de desenhar, escrever no quadro. Em grupos para que um pudesse auxiliar o outro em suas dificuldades juntaram as fichas de figuras com as fichas de palavras correspondentes. Apesar da bagunça foi divertido e ao mesmo tempo educativo. Pude notar que os pequenos estavam felizes. Nada melhor do que aprender de forma prazerosa. Para finalizar esta oficina realizamos um bingo com palavras referentes ao tema. Ainda em grupos, um ajudou o outro quando tinham dúvidas em relação a alguma palavra. Acredito ter sido um momento rico com muitas trocas e aprendizagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário