Segundo os PCNs, no primeiro ciclo é fundamental que os alunos comecem a utilizar a língua para aprender. Com a ajuda do professor, consultar o dicionário, enciclopédias, enfim, preparar a fala para a exposição oral, sendo fundamental chegar ao final deste ciclo dominando a escrita alfabética, ser capaz de recontar oralmente histórias que ouviu ou leu, compreender textos e suas ideias principais e escrever textos preocupando-se com a ortografia.
Cabe ao professor propor que leiam e escrevam, pois quanto antes chegarem à escrita alfabética, mais poderão avançar na aprendizagem dos conteúdos propostos. Ler diferentes textos, onde tenha variedade de gêneros, que o conteúdo lhes interesse e que atenda ao projeto de trabalho, pois através da linguagem as crianças constroem sentidos para a vida, sobre si e sobre a própria linguagem. E é por meio de atividades que o conhecimento sobre a linguagem escrita pode ser construída antes mesmo de saberem escrever. Neste contexto o trabalho de em grupo é importante, pois com a ajuda do outro os alunos aprendem e aperfeiçoam cada vez mais, até mesmo naquilo que não conseguiam fazer sozinhos. Mas para fazer um bom trabalho em grupo, é necessário que o professor separe os grupos para se manterem equilibrados. Colocando aquele que tem maior facilidade com o que tenha menos, um grupo que juntos seja produtivo, ou seja, quem pode trabalhar com quem para aprender melhor.
Tens observado trabalho de grupo nos anos iniciais? Como os alunos reagem nos trabalhos?
ResponderExcluir