quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PCNs de Língua Portuguesa:



Segundo os PCNs, no primeiro ciclo é fundamental que os alunos comecem a utilizar a língua para aprender. Com a ajuda do professor, consultar o dicionário, enciclopédias, enfim, preparar a fala para a exposição oral, sendo fundamental chegar ao final deste ciclo dominando a escrita alfabética, ser capaz de recontar oralmente histórias que ouviu ou leu, compreender textos e suas ideias principais e escrever textos preocupando-se com a ortografia.
Cabe ao professor propor que leiam e escrevam, pois quanto antes chegarem à escrita alfabética, mais poderão avançar na aprendizagem dos conteúdos propostos. Ler diferentes textos, onde tenha variedade de gêneros, que o conteúdo lhes interesse e que atenda ao projeto de trabalho, pois  através da linguagem as crianças constroem sentidos para a vida, sobre si e sobre a própria linguagem. E é por meio de atividades que o conhecimento sobre a linguagem escrita pode ser construída antes mesmo de saberem escrever. Neste contexto o trabalho de em grupo é importante, pois com a ajuda do outro os alunos aprendem e  aperfeiçoam cada vez mais, até mesmo naquilo que não conseguiam fazer sozinhos. Mas para fazer um bom trabalho em grupo, é necessário que o professor separe os grupos para se manterem equilibrados. Colocando aquele que tem maior facilidade com o que tenha menos, um grupo que juntos seja produtivo, ou seja, quem pode trabalhar com quem para aprender melhor.

 

Um comentário:

  1. Tens observado trabalho de grupo nos anos iniciais? Como os alunos reagem nos trabalhos?

    ResponderExcluir