terça-feira, 9 de outubro de 2012

Circo

Fomos ao Circo Lúdico Mariotti no Centro Esportivo Davi Fleck em Osório-RS. Foi divertido, as crianças interagiram bastante. Os alunos e os professores participaram de alguns números com o mágico e o palhaço. O belo espetáculo contagiou a todos, deixando-nos radiantes. Portanto, encerramos a oficina “circo” da melhor maneira possível, ou seja, indo ao circo. Após alguns estudos sobre o mesmo, tivemos a oportunidade de ver com nossos próprios olhos o funcionamento, os integrantes e os números existentes.







quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Oficina: "O circo"

Resolvi fazer um experimento diferente, mas que acreditava que agradaria os alunos do segundo ano e pelo jeito deu certo. Confeccionaram um palhaço, utilizando saquinhos de papel, canetinha e tesoura. Os alunos usaram a criatividade e produziram seus palhaços demonstrando grande entusiasmo. Propus que inventassem e registrassem em seus cadernos um nome para o palhaço, um nome para o circo onde trabalhava e o que ele mais gostava de fazer e em seguida, apresentassem-nos para a turma. Alguns ficaram tímidos ao apresentar, já outros gostaram de expor seus trabalhos para a turma, mas todos se esforçaram. Logo, fizeram uma lista no quadro daquilo que encontramos em um circo, cada aluno escreveu algo. Eles se divertem com estas atividades, onde vão ao quadro escrever, sentem-se alegres e capazes. A partir desta lista os alunos escolheram duas palavras e escreveram uma frase. Percebo que estão cada vez mais se apropriando da língua escrita e da língua oral. Lemos o poema “O palhaço Lelé”, de Gerusa Rodrigues Pinto. Nesta atividade pude notar mais claramente se possuíam ou não dificuldade na leitura. A maior parte da turma lê corretamente. Foi proposto que retirassem do poema cinco palavras que iniciassem por vogais. A turma realizou a atividade tranquilamente, sem necessitar de interferência, realizaram-na sozinhos. Foi solicitado que colocassem algumas palavras que estavam no poema em ordem alfabética. Para alguns foi algo difícil, pelo fato de ainda não saberem exatamente qual letra vem antes e qual letra vem depois, mas ao observarem o alfabeto existente na sala de aula realizaram tal atividade com sucesso. Os alunos tiveram que procurar determinadas palavras relacionadas ao tema em um diagrama e para finalizar jogaram bingo com palavras estudadas durante as oficinas. São alunos dedicados que aprendem facilmente e que demonstram gostar das atividades que são levadas para a sala de aula.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Oficina: "Massinha de Modelar"

A segunda oficina realizada este ano acredito ter sido muito divertida para as crianças, pois suas carinhas ao realizar cada atividade proposta era de imensa satisfação. Confeccionamos massinha de modelar. Alguns alunos me ajudaram neste experimento. Eles colocaram os ingredientes, mexeram e amassaram a massa. Foi uma bagunça, mas ao mesmo tempo divertido. Em seguida, desenharam cada passo da receita, alguns além de desenhar também escreveram o nome dos ingredientes utilizados. Como produção textual e a pedido das crianças registraram em seu caderno a receita da massinha de modelar.
Puderam fazer qualquer objeto com a massinha. Após, perguntei para cada um qual a letra que iniciava suas confecções e pedi para que as desenhassem com a própria massinha. Fizeram letras do alfabeto, propus que trocassem as letras com as dos colegas, tudo para pudessem sentir suas formas. Colocaram estas letras sobre diferentes tipos de papéis, contornaram e recortaram para formarem palavras ou frases. Um aluno ajudou o outro, foi uma troca interessante. Pude analisar a escrita de cada aluno, juntamente com suas maiores dificuldades.
Esta turma gosta de escrever no quadro, para eles isto é prazeroso, por isso pedi para que cada aluno escrevesse o nome de um dos objetos confeccionados por eles com a massinha de modelar. Registraram a lista de palavras em seus cadernos. A maioria desenvolveu bem esta atividade, mas observei que alguns trocam letras de sons parecidos, como por exemplo, “v” e “f”. Com a ajuda da caixa de letras os alunos descobriram as palavras existentes. A partir da lista registrada em seus cadernos escolhi algumas palavras, embaralhei as letras e as crianças descobriram as palavras escondidas. Se divertiram com esta tarefa, estavam disputando quem seria o primeiro a acabá-la.




Visita ao Lar dos Idosos

No dia 19/07/2012 as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental visitaram o Lar dos Idosos, Cantinho do Céu. Fomos recebidos com muito carinho e atenção pelos vovôs que lá moram. As crianças entregaram uma lembrancinha, conheceram todos os cômodos, conversaram, ouviram conselhos de pessoas vividas e experientes e antes de ir embora um dos alunos declamou uma poesia em homenagem aos idosos. Foi uma bela tarde de novas experiências para as professoras e para os alunos.



Participamos da Festa Julina da escola no dia 06/07/2012. Apesar da chuva a criançada não deixou de comparecer juntamente com seus pais. Haviam muitas brincadeiras como, pescaria, argola e jogo bola na lata. Para degustar, pipoca, cachorro quente, amendoim, diferentes tipos de bolo. Foi muito divertido tanto para os pequenos quanto para os grandes.



terça-feira, 17 de julho de 2012

sexta-feira, 8 de junho de 2012

II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA



O Fórum Mundial ocorreu entre os dias 29/5 e 1º/6 em Florianópolis-SC. Foram debatidos e discutidos temas como, democratização, emancipação e sustentabilidade. Tivemos a oportunidade de conhecer e assistir a diversas palestras de renomados autores como, Moacir Gadotti, Gaudêncio Frigotto e Guilherme Sherping. Além disso, degustamos da culinária típica de alguns estados brasileiros, assistimos a belíssimos shows como da Orquestra do Sertão, observamos e apreciamos o artesanato, fizemos um passeio turístico, onde tivemos o imenso prazer de conhecer o leste da ilha. Para finalizar, com muito orgulho expomos nosso poster. Foi uma experiência única, onde conhecemos, apreciamos, trocamos, aprendemos e até mesmo ensinamos diante a múltiplas identidades e culturas.