A segunda oficina realizada este ano acredito ter sido muito divertida para as crianças, pois suas carinhas ao realizar cada atividade proposta era de imensa satisfação. Confeccionamos massinha de modelar. Alguns alunos me ajudaram neste experimento. Eles colocaram os ingredientes, mexeram e amassaram a massa. Foi uma bagunça, mas ao mesmo tempo divertido. Em seguida, desenharam cada passo da receita, alguns além de desenhar também escreveram o nome dos ingredientes utilizados. Como produção textual e a pedido das crianças registraram em seu caderno a receita da massinha de modelar.
Puderam fazer qualquer objeto com a massinha. Após, perguntei para cada um qual a letra que iniciava suas confecções e pedi para que as desenhassem com a própria massinha. Fizeram letras do alfabeto, propus que trocassem as letras com as dos colegas, tudo para pudessem sentir suas formas. Colocaram estas letras sobre diferentes tipos de papéis, contornaram e recortaram para formarem palavras ou frases. Um aluno ajudou o outro, foi uma troca interessante. Pude analisar a escrita de cada aluno, juntamente com suas maiores dificuldades.
Esta turma gosta de escrever no quadro, para eles isto é prazeroso, por isso pedi para que cada aluno escrevesse o nome de um dos objetos confeccionados por eles com a massinha de modelar. Registraram a lista de palavras em seus cadernos. A maioria desenvolveu bem esta atividade, mas observei que alguns trocam letras de sons parecidos, como por exemplo, “v” e “f”. Com a ajuda da caixa de letras os alunos descobriram as palavras existentes. A partir da lista registrada em seus cadernos escolhi algumas palavras, embaralhei as letras e as crianças descobriram as palavras escondidas. Se divertiram com esta tarefa, estavam disputando quem seria o primeiro a acabá-la.